top of page
Buscar

Serra do Pará é uma ótima opção de lazer e contato com a paisagem

  • Foto do escritor: Informes da Serra
    Informes da Serra
  • 7 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de jun. de 2018


ree
Serra do Pará (Foto cedida por Arnaldo Vitorino)

Localizada a 22 quilômetros do município de Santa Cruz do Capibaribe, o distrito do Pará representa uma das áreas mais visitadas quando o quesito é turismo nesta região. Possui um imenso sítio arqueológico e serve de ‘apoio’ para aves de rapina que podem ser vista no local.


Com uma história centenária e cheia de mistérios, a Serra do Pará apresenta em suas características mais de 150 pinturas rupestres, sendo uma das maiores do Nordeste. As caricaturas representam a cultura do povo primitivo que vivia na região e tem formas antropomorfos (figura humana), Zoomorfos (de animais) e grafismos puros (não identificado no sistema simbólico humano).

ree
Vista da conhecida Caverna

O sítio arqueológico ainda apresenta pinturas que, devido as características, mostram que foram feitas em momentos diferentes, sendo que algumas delas mostra uma cor mais intensa.


O acesso até o local é bastante complicado, sendo que a subida, em torno de 300 metros, é feita por uma trilha e com a escalada de algumas pedras. A vegetação é rasteira com alguns arbustos, e a área, se encontra em bom estado de preservação e limpeza. A Serra tem uma altitude de 750 metros acima do nível do mar, e 250 de altura com relação a Vila.


O ambientalista Arnaldo Vitorino, falou das condições do local e toda sua história.

“Nosso município tem o prazer de ofertar essa localização para que os turistas possam vim conhecer. A Serra do Pará já contou com várias reportagens que apresentam sua vegetação e conta com a presença de animais que são raramente vistos em outras localidades.
ree
Visitantes trilham Serra o ano inteiro

O visual da gigantesca pedra encanta os olhos à medida que se sobe ao cume da rocha. A cada passo a ladeira fica mais íngreme, exigindo mais esforço. No final, duas alegrias compensam o sacrifício: a sensação de ter vencido a caminhada, e a linda paisagem descortinada. De lá podem ser vistos ao pé da serra a vila do Pará e o desenho de muitos imóveis rurais numa região onde predominam as planícies e as pequenas propriedades.

ree
Águia Chilena é presença constante - Foto: Arnaldo Vitorino

A Águia Chilena, que percorre vários países da América Latina, inicia seu voo nos Estados Unidos e segue por longos quilômetros cruzando países. A ave pode ser encontrada em regiões montanhosas da Argentina, Uruguai e Brasil. Em Pernambuco, só é vista na Serra do Pará, onde põe ovos e alimenta seus filhotes nos primeiros dias de vida.


O morador José Inácio, que tem uma propriedade que dá acesso ao sítio, falou sobre a presença de turistas no local para conhecer.

“Durante o ano inteiro várias pessoas se dirigem até aqui para conhecer, são pessoas de todas as partes do Brasil que acaba sendo atraído pela diferenciação do espaço. Já tivemos também pesquisadores dos mais conceituados, vindo de países para realizar levantamentos da área”, disse.
ree
Imagem vista do pico da Serra

A Serra do Pará oferece aos turistas uma riqueza na vegetação e é uma ótima opção de curtir feriados e finais de semana.

 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

© 2018 por Eliton Araujo/André Barbosa criado com Wix.com

bottom of page